Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Acabaram as desculpas para não fazer uma horta suspensa

Se tem um pessoal que é jóia pra me ajudar a sugerir ideias para facilitar vida do leitor, esse pessoal é da Marabraz. Esses dias que passaram andamos conversando sobre como ter uma hortinha em casa é das coisas mais gostosas, mesmo que seja uma hortinha só com temperos e ervas, como é possível para a maioria das pessoas que têm pouco espaço ou quase nenhum.


Mesmo com o apertinho de uma área de serviço ou uma varanda pequena, é possível ter sempre à mão condimentos fresquinhos para colocar naquele molho, naquela torta, naquela massa ... uhhmmm! Só de imaginar o cheirinho já me deu água na boca, porque  sempre que eu tô na cozinha sinto falta de um tempero fresco. Mas dei um jeito de resolver esse problema, deixar a varanda mais bonita, as plantas organizadas e aposto que você vai adorar também.

Para isso a Marabraz sugeriu que eu usasse material reaproveitado e de forma simples, separasse ideias realizáveis nesse post sobre como montar uma horta suspensa dispondo de um pequeno espaço.


Antes de tudo, preparei as mudinhas e troquei algumas plantas de vaso. As mudas comprei na Verdenovo, onde trabalhei por três anos aqui em Nova Lima. Ao comprar uma muda de lá, todo o dinheiro o revertido para projetos sociais. No dia que fui não tinha muita variedade, mas em breve pretendo aumentar minha hortinha.

Lavei bem os vasos que usei, pois estavam abandonados no quintal daqui de casa. Sabe esses vasos de flor que a gente compra no dia das mães e as flores acabam morrendo rápido? Então, sabia que os potinhos serviriam para algo.

Forrei o fundo dos vasos com brita lavada (eu mesma lavei pra tirar o grosso da sujeira), quebrei os torrões de terra e coloquei as mudinhas em seus novos lares.


Materiais:

- Dois pedaços de madeira 15x50cm
- Lixa para madeira
- Duas mãos francesas com parafusos
- Abraçadeiras de metal
- Parafuso (que dá para colocar sem furadeira)
- Chave de fenda 
- Vaso para medir

Não está na foto:

- Furadeira
- Lápis
- Régua niveladora
- Martelo
- Ganchos auto parafusáveis
- Gancho com bucha

Para aparar alguns vasos mais pesados, montei uma pequena prateleira com madeira reaproveitada das obras daqui de casa. E para colocar vasos menores, fiz uma prateleira com abraçadeiras, parafusos e ganchos.

Escolhi uma madeira com a espessura legal e vou confessar que o pedreiro me ajudou serrando dois pedaços de 15x50cm cada.

Madeira reaproveitada + lixa + vasos que estavam jogados + mão francesa (já vem com os parafusos) + furadeira = prateleira para as plantas


Marque com o lápis onde os parafusos ficarão. O parafuso pequeno pode ser parafusado usando um pouquinho de força e a chave de fenda. 

Com o parafuso pequeno fixado, marque na parede onde deverá ser furado. Use a régua niveladora para ficar bem reto (a bolinha de ar deve ficar na marquinha do meio, bem centralizada).


Use a broca para cimento e faça os furos na parede para parafusar a parte debaixo da mão francesa. Coloque a bucha e afunde com a ajuda de um martelo e depois coloque os parafusos.

Pra ficar mais bonitinho e com um toque pra lá de especial, é legal dar um acabamento especial nos vasos. Para isso usei tinta fosca para artesanato e fiz alguns desenhos.



Além disso, experimentei mais um pouquinho e quando fui comprar as mãos francesas, comprei também um pacotinho de abraçadeiras e alguns parafusos pequenos. 


Usei as abraçadeiras para prender vasos pequenos no outro pedaço de madeira e parafusei sem precisar nem de furadeira. Depois coloquei dois ganchos em cima e mais uma pedaço de cisal.

Com a furadeira coloquei um gancho maior na parede da varanda que estava pelada e lá ficou essa mini hortinha, com um cacto e uma suculenta.


Vai dizer que tá difícil?


3 comentários:

  1. Que AMO estes pontinhos. Ficaram LINDOS!


    bjos


    http://beautyinluv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. inspirador...vontade nossa (minha e maridinho) antiga...agora mais vontade ainda!
    <3

    ResponderExcluir
  3. Lindo! Tô deixando meus ambientes também um pouco mais verdes! É uma delícia, né? ^^
    E aqui em casa tem umas mão francesas de ferro fundido dando mole... e eu aqui, o computador, ao invés de estar com a furadeira na mão já... Hahaha
    ;*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...