Carregando um mundo de fofurices pra você <3 ...

inciofaca_voce_mesmode_coracaodona_da_cozinhae_festacoisa_de_noivaadorocontato

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Presente de Natal na xícara ou no potinho

Quem gosta de cultivar plantas sabe: cactos e suculentas são das espécies mais fáceis de serem cultivadas e até mesmo aqueles que julgam não ter qualquer talento quando o assunto é  ”dedo verde”, conseguem se dar bem cuidando dessas plantas. Muito delicados e de diferentes tamanhos e formas, são uma ótima alternativa para montar aquele presente fofo pra quem a gente ama e o melhor de tudo, gastando pouco ;)


Uma curiosidade que talvez muita gente não saiba é que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto e o que os difere uma da outra é o fato de o cacto possuir aréolas (círculos salientes onde nascem rebentos, espinhos e flores). Os espinhos por sua vez, têm a função de “proteger os cactos de serem comidos por animais, promover sombra do sol intenso e impedir a circulação de ar pela epiderme da planta evitando a perda de água.” – Informações: A Menina do Dedo Verde

Ainda segundo Nô Fiqueiredo, “As suculentas em geral conseguem sobreviver à falta de água e luz. São plantas capazes de armazenar umidade no tecido carnudo de seus caules, folhas e raízes e que desenvolveram sistemas de redução de perda de água.”

Esse cacto já está há mais de 4 meses crescendo firme e forte na xícara quebrada
Mas por que cactos e suculentas nas xícaras ou potinhos?

Pelo fato de não necessitarem de rega constante, a falta de drenagem no fundo das xícaras ou potes não apodrecerá as raízes ou a planta. Para isso, montaremos um sistema de drenagem bem simples, que sé o mesmo usado em terrários.

Ou seja, post combo! Aprenda a montar terrários e plantar na xícara :)

Você vai precisar de:


  • Pedras de fundo de rio ou pedras de aquário
  • Carvão vegetal (desses para churrasqueira) – O carvão vegetal elimina odores e ajuda a manter a água que se acumula na parte baixa mais limpa
  • Areia grossa
  • Substrato para cactos e suculentas que pode ser preparado por você  (1 medida de areia / 1 medida de terra / 2 medidas de humus de minhoca)
  • Garfo ou colher
  • Xícara quebrada ou de sua preferência, ou um potinho de vidro caso queira fazer um terrário
  • Cacto ou suculenta (se houver muitos espinhos, é aconselhável também uma luva de jardinagem para manusear a planta)

Como fazer:


1- Limpe bem a xícara ou o potinho lavando com água e sabão e se possível, passando algum desinfetante. Isso evita a contaminação da planta por fungos e bactérias que possam estar no recipiente.

2- No fundo do vidro coloque uma camada de carvão vegetal. O carvão vegetal serve para evitar odores e manter limpa qualquer água que possa se acumular no fundo do pote.

3- Depois coloque uma camada de pedrinhas, que será responsável pela drenagem do terrário e por manter a umidade fora da terra, no fundo do pote.

4- Depois é só vir com o substrato. Se a sua planta já estiver em um vaso, pode reaproveitar a terra sem problemas.



5- Cave o buraco onde for acondicionar a planta e afofe a terra com a ajuda de um garfo, removendo inclusive os grumos que costumam se formar na raiz.

6- Acondicione a planta, pressione a terra com a ponta dos dedos para firmar a raiz e depois decore com pedrinhas de acordo com seu gosto.

Para fazer a carinha na xícara branca, usei marcador permanente que sai com álcool. Não tem segredo :)

Esse post é uma mistura de um passo a passo que fiz para a Gogoia Sampaio, de outro post que fiz para a VERDENOVO e é uma ótima dica para fazer um mimo de Natal para uma pessoa querida gastando menos de R$10 ;)

Veja mais ideias de Mimos fofos e baratinhos no DIY Coletivo de Natal.



23 comentários:

  1. Que bonitinho! adorei a idéia! fica mto legal! bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu não curtia cactos e suculentas até ver como eles podem ficar lindinhos em xícaras <3 haha
    Sou um desastre cuidando de plantas, animais e minha saúde, mas eu tentaria cuidar de cactos um dia. Já pensei em roseiras, por serem lindas, mas não sei se tenho tempo/pique/noção para isso, hehe :p
    Eu não sabia que tinha que usar todas essas pedrinhas para drenar e tal, gostei do tutorial e do resultado (fiquei com muita vontade de cultivar cactos, sério! haha).
    Amo seu blog!

    xo, Nicolle

    http://diaseflores.blogspot.com.br/ ♡

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia e principalmente as dicas de como fazer um vasinho! tenho vários vidrinhos, com certeza vou fazer um bem bonitinho!

    Bjks*

    Visite meu bloguito!

    Cor De Coração ♥

    ResponderExcluir
  4. Cada vez que vejo um post seu desse tipo, fico com vontade de tentar! Nunca fui muito boa em lidar com plantas, podar, plantar.. aqui em casa eu só cuido de molhar e o resto quem cuida é mamy, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Tô precisando de um vidro assim. Aqui só tem de perfume XD

    ResponderExcluir
  6. Adorei para fazer e também adoraria ganhar um desses de Natal! :) Suculentas são plantas da qual gosto muito. Eu fiz também umas caixinhas pintadas para dar de presente com um minipanetone... dá para agradar sem gastar muito. Um abraço, Natal super pra você!

    ResponderExcluir
  7. Oi Zizi, vi uma receitinha e lembrei de você: http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.kr/2012/10/salada-caprese.html beijos!

    ResponderExcluir
  8. Aww, que coisa mais fofa! É uma ótima lembrancinha e enfeite também, cactos são super fofos e o legal é que você pode usar o potinho que mais tem a ver com você... Adorei! <3

    http://violetsunlight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Super criativo... Adoro presentes que são diferentes do convencional...

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que delicinha. :) Adoro minhas suculentas (e os meus gerânios) porque plantas que eu consigo não matar merecem o meu amor eterno. Vou colocar suculentas na minha wishlist de presentinhos baratos para ganhar, porque elas nunca são demais. :)

    ResponderExcluir
  11. Suculentas sempre são uma boa escolha, né? Eu adoro! Acho um charme!
    Meu projeto DIY Coletivo desse mês também envolveu suculenta e POMPOM duas coisas que você adora né?

    ResponderExcluir
  12. Sou suspeita para falar, mas eu adoro!!! E é super fácil de cuidar, o segredo é reunir todas as plantas que necessitam de cuidados semelhantes num mesmo lugar, fica bem mais fácil manter uma rotina.


    Um beijo, querida. Também adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  13. Mas cactos e suculentas são super fáceis! Só precisam de muita luz e um pouquinho água! Tenho alguns com mais de 4 anos e já fiquei meses sem regar >< não conta pra ninguém hahaha

    ResponderExcluir
  14. Com certeza é possível agradar sem gastar muito :)


    Devem ter ficado fofas essas caixinhas!


    beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Poxa :( não consegui acessar. mimimi

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, Sarah!


    Também adoro presentes assim, principalmente recebê-los hahaha


    :*

    ResponderExcluir
  17. Hahaha adoro seu senso de humor! Também amo suculentas e hoje uma delas floriu pela primeira vez, uma florzinha das mais delicadas do mundo <3 Além de serem fáceis de cuidar, nos dão essas pequenas alegrias generosas. Agora estou me desafiando com um bonsai, vamos ver no que dá!


    :*

    ResponderExcluir
  18. Eeee \o/ Obrigada pelos convites, Érica! É um prazer participar!


    beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...